DOM VICTOR MAURINO CARDEAL SANTANA
Em nossa caminhada como Arquidiocese Metropolitana, tivemos um mês de abril com muitas alegrias e preparações de acontecimentos que foram adiados até o mês de maio, como ordenações e a Santa Missa da Unidade. Contudo, tivemos formações maravilhosas para os vocacionados, e, enfrentando a notícia da morte de um líder religioso (ou especificando qual líder, se não foi o Papa Francisco, pois ele ainda está vivo), rezamos junto a Roma e a Igreja de todo o nosso orbe Católico por sua alma. Neste mês, elevamos 2 novas paróquias para a missão evangelizadora de nossa comunidade Eclesiástica. O baixo número de sacerdotes não ajudou muito; porém, temos grandes esperanças para o mês de maio.
Conseguimos investir grandioso e frutífero tempo com a construção de templos para atos litúrgicos e formação dos vocacionados. Celebramos posses canônicas, ordenações de novos diáconos e, com isso, também precisávamos investir em vestes e em decorações... Assim fizemos. A principal iniciativa pastoral tomada por mim, como Arcebispo Metropolitano, foi criar uma grande comunicação com os clérigos da Arquidiocese, uma vez que o nosso maior desafio no mês de abril foi a participação dos Padres. Não tivemos tempo para formação permanente dos clérigos no mês de abril; porém, estaremos focando nisso agora em maio, no mês Mariano.
Nos encontramos apenas com 2 seminaristas em nosso Seminário Maior; estes foram investidos e admitidos às ordens sacras, como é o costume. Os mesmos receberam as formações do seminário Propedêutico e irão ser instituídos ao ministério de acólito. Tivemos a visita dos Arautos do Evangelho na abertura do mês Mariano. Foi vista a necessidade da acolhida de conventos em nossa Arquidiocese; assim, iremos também focar nesse incentivo vocacional. A comunicação interna teve seus pontos positivos; porém, a comunicação externa, através do Instagram, com nossos fiéis seguidores vem cada vez melhorando. Procuramos sempre orientar os clérigos a pedirem ajuda no necessário, celebrarem os sagrados mistérios e participarem dos eventos que acontecem em nossa Comunidade Católica.
Criamos um projeto para uma "viagem", uma peregrinação a Roma e, logo depois, às Terras Santas; porém, foi visto que, na Visita Apostólica que será realizada no mês de junho com nosso Santo Padre, teremos mais chances de nos maravilhar com a cidade eterna e a Santa Comunhão. Enfim, o dicastério tem ajudado muito a Arquidiocese, dando o devido apoio com necessidades, como a do bispo auxiliar que foi eleito com a graça de Deus e hoje está ordenado (verificar a informação sobre o Papa Clemente III, pois parece haver um erro histórico ou factual).
Quanto ao futuro, esperamos que, com a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, consigamos, neste mês Mariano, celebrar sua memória todos os sábados, celebrar 3 festas Marianas que acontecerão nesse mês de maio, incluindo a coroação da Virgem Maria e também a festa do Bom Pastor, em nosso Seminário Maior, que terá início no dia 8 de maio. Damos graças à colaboração da congregação para os bispos, em comunhão com a Nunciatura Apostólica para o Brasil. Rogamos à Virgem Maria e a São Paulo, Apóstolo e Padroeiro de nossa amada Arquidiocese, que intercedam juntos a Deus por nossa missão.
