RITO CELEBRATIVO
INVESTIDURA DOS NOVOS SEMINARISTAS E ADMISSÃO AS ORDEM SACRAS
PRESIDIDA POR DOM VICTOR MAURINO CARDEAL SANTANA
Catedral Metropolitano de Nossa Senhora da Assunção - 19.04.2025
A missa inicia como de costume, seguindo o prescrito no cerimonial dos bispos sobre as missas estacionais do Bispo diocesano (no nosso caso, arcebispo), tendo realizada a homilia, dar-se início a este rito:
Os seminaristas se levantam e seguram as suas vestes em seus lugares.
Pres.: Ó Deus de bondade, que ornais a vossa igreja de ministérios e carismas e a guiais com amor e misericórdia, dignai-vos abençoar estas vestes litúrgicas que serão usadas por estes vossos filhos, que desejam servir fielmente em vosso altar, dignificando a oração do vosso povo e permanecendo constantemente na vossa presença. Possam eles ser confortados pelas virtudes dos vossos sacramentos e caminhar sem tropeço rumo ao banquete celeste que jamais se acaba. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
R: Amém!
Os seminaristas são revestidos da batina e da sobrepeliz e permanecem em seus lugares de pé.
Pres.: Caros irmãos e irmãs, nós vos recomendamos estes nossos irmãos que hoje se apresentam diante da Igreja para serem admitidos entre os candidatos à sagrada Ordem. Cristo nos deu este preceito: "Rogai ao Senhor da messe que mande operários para sua messe". Conhecendo, portanto, a solicitude do Senhor para com seu rebanho e considerando as necessidades da Igreja, eles se sentem preparados para responder generosamente ao Senhor que os chama, dizendo com o profeta: "Eis-me aqui, enviai-me", confiantes no próprio Senhor no qual depositam a esperança de serem fiéis à sua vocação. O chamado do Senhor é reconhecido e comprovado pelos mesmos sinais que na vida cotidiana manifestam a vontade de Deus às pessoas sensatas. O Senhor conduz e assiste com sua graça aqueles que escolhe para participar do sacerdócio hierárquico de Cristo, enquanto os confia a nossos cuidados, para que, ao reconhecermos sua idoneidade, possamos chamá-los como candidatos comprovados e consagrá-los ao serviço de Deus e da Igreja pelo especial dom do Espírito Santo. Na verdade, pela Ordem sagrada, serão encarregados de prosseguir no mundo a missão salvadora desempenhada pelo Cristo. Associados oportunamente ao nosso ministério, servirão à Igreja e edificarão pela palavra e pelos sacramentos as comunidades cristãs a que forem enviados. Agora, caríssimos irmãos nossos, nós nos dirigimos a vós, que já iniciastes o tempo de formação, no qual aprendeis a viver sempre mais de acordo com o Evangelho, a radicar-vos na fé, na esperança e na caridade. Praticando essas virtudes pessoais, possais crescer no espírito de oração e no zelo de ganhar a todos para Cristo. Agora, pois, impulsionados pelo amor de Jesus Cristo e fortalecidos interiormente pela ação do Espírito Santo, chegastes ao desejo de manifestar publicamente o vosso propósito de consagrar-vos ao serviço de Deus e da humanidade. Com alegria acolhemos a manifestação desse vosso desejo. A partir deste dia, devereis cultivar mais intensamente a vossa vocação. Lançareis mão sobretudo daqueles meios que vos serão oferecidos pela comunidade eclesial encarregada de vos oferecer auxílios e subsídios adequados. Todos nós, enfim, depositando nossa confiança no Senhor, iremos auxiliar-vos com a nossa caridade e com a nossa oração. Portanto, ao serdes chamados pelo próprio nome, aproximai-vos para manifestar o vosso propósito diante da Igreja.
O Diácono ou o Presbítero designado para isso chama os aspirantes pelo nome. Cada um responde:
Seminarista: Presente!
Lista com os nomes:
- Sem. João Gabriel
- Sem. Augusto
O Celebrante os interroga com estas palavras:
Pres.: Caros filhos, os pastores e os mestres encarregados de vossa formação, assim como as pessoas que vos conhecem, deram de vós um bom testemunho, no qual confiamos plenamente.
Pres.: Quereis, respondendo ao chamado de Deus, completar a preparação que vos tornará aptos para receber oportunamente o ministério da Igreja pela sagrada Ordem?
Seminarista: Quero!
Pres.: Quereis preparar vosso coração de tal maneira que possais servir fielmente ao Cristo, Senhor nosso, e a seu corpo, que é a Igreja?
Seminarista: Quero!
Pres.: A Igreja recebe com alegria o vosso propósito. Deus, que o inspirou, vos de a graça de realizá-lo.
Seminarista: Graças a Deus!
Tendo todos voltados a seus lugares, o Arcebispo com a oração universal e se prescrito no rito da celebração eucarística; professa se o credo.