Decreto N° 002/25 do Sínodo Arquidiocesano - Sobre a oração oficial, a benção solene litúrgica e as missas "em intençãodo" do sínodo Arquidiocesano | Arquidiocese de São Paulo e diocese de São João Del Rei.

 DOM VICTOR MAURINO CARDEAL SANTANA

PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DE SANTA SABINA NO AVENTINO
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO PAULO

DECRETO N° 002/25 DO SÍNODO ARQUIDIOCESANO
SOBRE A ORAÇÃO OFICIAL, A BENÇÃO SOLENE LITÚRGICA E AS MISSAS EM INTENÇÃO DO SÍNODO ARQUIDIOCESANO

Arquidiocese Metropolitana de São Paulo
Diocese de São João Del Rei

Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território Metropolitano de São Paulo, saúde e paz em Cristo Jesus.


 A mados irmãos e irmãs em Cristo, ao iniciarmos com fé e esperança o nosso Sínodo Arquidiocesano, convido-vos, como vosso pastor, a mergulhar espiritualmente neste tempo de graça. Um Sínodo não é apenas um evento organizativo; é um kairós, um momento de unidade na Igreja, um chamado à conversão pastoral e à escuta profunda da vontade do Senhor para nós nos tempos de hoje.

 A oração é o coração do caminho sinodal. Sem ela, nossos passos se tornam dispersos, nossa escuta se esvazia e nossa missão se apaga. Por isso, instituo oficialmente a Oração do Sínodo, para que ela se torne voz unânime do povo de Deus que caminha em São Paulo e em São João Del Rei: pastores, fiéis leigos, religiosos, jovens, idosos, pobres e consagrados, todos unidos numa única súplica ao Espírito Santo.

 Espero também que a Bênção Solene do Sínodo seja proclamada nos momentos litúrgicos mais significativos deste percurso, como expressão da graça que acompanha e sustenta nossa caminhada.

 Convido, pois, cada paróquia, comunidade, região episcopal, movimento e serviço pastoral, a rezar com fidelidade esta oração, e a viver com intensidade espiritual este tempo de escuta, comunhão e missão.

 Que Maria Santíssima, Mãe da Igreja, e São Paulo Apóstolo, nosso patrono, inspirem-nos a sermos uma Arquidiocese cada vez mais sinodal, viva, corresponsável e cheia do ardor missionário que brota do Evangelho.

Assim, considerando o início do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, convocado como tempo de graça e discernimento eclesial sob o tema “Comunhão e participação, a força da Igreja Sinodal”; reconhecendo a importância de uma intensa vivência espiritual e de comunhão litúrgica durante todo o percurso sinodal, envolvendo todas as comunidades, paróquias, pastorais, movimentos, regiões episcopais e organismos eclesiais;

Desejando que o povo de Deus desta Igreja particular una-se em oração constante, invocando as luzes do Espírito Santo e a proteção maternal de Maria Santíssima, para que o Sínodo produza frutos de renovação missionária e pastoral;

DECRETAMOS:

Art. 1º. Fica instituída a Oração Oficial do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, que deverá ser recitada ao final das celebrações eucarísticas, encontros pastorais, reuniões sinodais e outros momentos de oração comunitária, durante todo o período do Sínodo.

 “Senhor Jesus Cristo, Pastor eterno da Igreja, iluminai com vosso Espírito o caminho do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, para que, unidos na escuta, na comunhão e na participação, descubramos vossa vontade e renovemos com ardor a missão evangelizadora nesta grande Província. Fazei de nossas dioceses membras da Província, uma Igreja acolhedora, fraterna e sinodal, onde cada membro batizado se reconheça corresponsável na construção do Reino e na Participação. Maria, Mãe da Igreja, e São Paulo Apóstolo, intercedei por nós."


Art. 2º. Estabelece-se que, nas Missas celebradas “em intenção do Sínodo” e em ocasiões pastorais solenes relacionadas ao processo sinodal, seja dada ao povo a Bênção Solene Própria do Sínodo Arquidiocesano que será publicada no rito da missa “em intenção do Sínodo”, como sinal litúrgico da graça de Deus que acompanha o caminho de nossa Igreja local.

Art. 3º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação e permanece válido durante todo o tempo do Sínodo Arquidiocesano, de 25 de maio a 10 de agosto de 2025.

De coração, concedo a todos minha bênção e exorto-vos: rezai, escutai, participai e confiai. O Senhor caminha conosco!

Dado e passado na Cúria Metropolitana de São Paulo, aos 24 dias do mês de maio do ano Jubilar da Esperança de 2025, às vésperas da abertura do sínodo arquidiocesano, sob o sinal e selo de nossa autoridade.

✠ Victor Maurino Cardeal Santana
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

 Ginaldo Emanoel Cardeal Silva 
Bispo diocesano de São João Del Rei
Postagem Anterior Próxima Postagem