DOM VICTOR MAURINO CARDEAL SANTANA
PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DE SANTA SABINA NO AVENTINO
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
DECRETO N° 042/25
BULA DE CONVOCAÇÃO DO SÍNODO ARQUIDIOCESANO
Arquidiocese Metropolitana de São Paulo
Diocese de São João Del Rei
Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território Metropolitano de São Paulo, saúde e paz em Cristo Jesus.
A Igreja, como sacramento de comunhão e instrumento de salvação, é chamada a caminhar unida, ouvindo o Espírito Santo que a impulsiona a sair de si mesma para ir ao encontro de todos. A sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio: um caminho de escuta, participação e corresponsabilidade, onde todos os batizados se sentem protagonistas na missão evangelizadora. Assim, somos convidados a abrir os ouvidos e o coração, para discernir juntos os sinais dos tempos e renovar nossa fé, esperança e caridade.
Considerando a visível necessidade de renovação pastoral e missionária, bem como a exigência da comunhão e participação ativa de todo o Povo de Deus na vida da Igreja, tendo ouvido o parecer favorável do prefeito para a congregação dos bispos, CONVOCO em comunhão com Dom Ginaldo Emanoel Cardeal Silva; bispo diocesano da Diocese de São João Del Rei, o Sínodo Arquidiocesano da Província de São Paulo, que terá como tema:
“Comunhão e participação, a força da Igreja Sinodal”
Este Sínodo tem por finalidade ouvir a voz do povo de Deus, discernir os desafios contemporâneos e propor caminhos pastorais que fortaleçam nossa missão evangelizadora, sempre guiados pelo Espírito Santo.
Determinamos que este processo sinodal seja conduzido com zelo, transparência e comunhão, envolvendo clérigos, religiosos, religiosas, diáconos, leigos e todos os agentes de pastoral, conforme as normas canônicas e pastorais vigentes.
Estabeleço que o Sínodo tenha início no dia vinte e cinco de Maio e se estenda até dez de agosto, seguindo a agenda e o estatuto aprovados pela Comissão Preparatória, que será nomeada para coordenar todas as etapas do processo.
CONVOCO todos os fiéis, leigos e clérigos desta província arquidiocesana a se engajarem com empenho e oração, para que o Sínodo seja um momento fecundo de escuta, participação e construção da Igreja que Deus nos chama a ser.
Que este Sínodo Arquidiocesano seja, portanto, um momento de graça para que, em comunhão e participação, sejamos cada vez mais Igreja viva, missionária e sinodal.”
Dado e passado na Cúria Metropolitana de São Paulo, aos 22 dias do mês de maio do ano Jubilar da Esperança de 2025, sob o sinal e selo de nossa autoridade.
✠ Victor Maurino Cardeal Santana
Arcebispo Metropolitano de São Paulo
✠ Ginaldo Emanoel Cardeal Silva
Bispo diocesano de São João Del Rei